Essa é a 1ª parte da palestra ministrada pela Professora Vera Candau na abertura da 1ª JORNADA DE ESCOLA E VIOLÊNCIA, evento promovido pelo NEC (Núcleo de Educação Continuada da UERJ). Mesmo passados quase 17 anos, a abordagem da professora é muito atual e, entre outras coisas, nos fala sobre a escola que, ao mesmo tempo que é reflexo da violência social, também produz violência.
Grupo: Aracy Santos, Cristiane Martins e Maria Cecília Paixão.
Tem sido fortemente desafiador encarar com situações como essas no ambiente escolar. A violencia na verdade, ao meu ver, começa em casa... Onde os pais brigam constantemente, e a criança cresce vivenciando tão situação, tendo-a como normal. Ao ingressar ao ambiente escolar não restam duvidas que se portará com agressividade, já que tal comportamento o acompanha desde sua infância. Existem casos, sim, que não há esse comportamento em casa, mas o diálogo que nos falta atualmente, também é um fator que gera conflitos futuros. A escola tem um papel crucial para a vida do individuo sim, porém a familia tem suas responsabilidades e total compromisso para que a situação seja revertida.
ResponderExcluirImpossível falar de violência nas escolas deixando para trás toda a carga de violência que essa criança traz na sua história de vida.
ResponderExcluirPara toda ação, uma reação. Assim, o reflexo será sempre em quem está mais próximo, mais acessível... E esses somos nós, os professores.
Queremos oferecer um leque de opções que sejam diferentes das que eles já conhecem. E o pior é que acabamos por nos cobrar essas atitudes. Repetimos inúmeras vezes para nós mesmos que,não podemos desistir. E ainda acabamos por acreditar que nossa bondade misturada com vontade e mais umas boas doses de conhecimento pedagógico, serão capazes de torná- los mais conscientes e humanos.
Através dos vídeos deu para refletir um pouco mais sobre a tarefa da escola e da família, para evitar que ocorra violência de modo geral. As escolas convivem com isso constantemente e é necessário que se crie estratégias para acabar com a violência nas escolas.
ResponderExcluirGrupo: Aracy Santos, Cristiane Martins e Maria Cecília Paixão.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir