domingo, 9 de outubro de 2016

VALORES NORTEADORES DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS




Disponível em: http://violencia.pbworks.com/w/page/6978062/Mapas%20conceituais 

         A escola pode fazer muito pela diminuição da violência, mas não pode dar conta das outras reformas que são essenciais para mudar a relação que existe entre a violência e o poder econômico, pois, além de ser uma questão cultural, a violência é uma atividade que gera lucro.
            O acesso à escola é o começo da realização do direito humano à educação e a escola pode proporcionar o acesso aos bens culturais, a tecnologia, as ciências, artes e linguagens. A escola deve procurar eliminar a exclusão e promover o acesso irrestrito aos bens culturais que são de todos. 
            Quando a escola assume o seu objetivo, que é o da educação como um direito de todos, a violência se esvai. A escola passa a ser respeitada quando passa a ser vista como um bem comum a todos, um bem a ser defendido.
            O instrumento para a transformação da escola em um espaço não violento é o trabalho com o conhecimento, a gestão democrática e o trabalho em conjunto com a comunidade. É na escola que os educandos assimilam valores e debatem temáticas vivenciadas no dia a dia. Isso faz com que os indisciplinados ou violentos sejam despertados a valorizarem-se, criticarem-se quando necessário, refletindo sobre as falhas que cometeram.
            
A ESCOLA DEVERIA SER UM LUGAR DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE, COM O OBJETIVO DE EDUCÁ-LA PARA SER MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA.

Disponível em: http://ferreirablog.blogs.sapo.pt/violencia-social-violencia-escolar-63879

Violência Social / Violência Escolar: A sociedade deveria questionar-se sobre esse fato.

Grupo: Aracy Santos, Cristiane Martins e Maria Cecília Paixão.

Um comentário:

  1. Valores devem ser dados de acordo com as regras existentes nas escolas. Para que se tenha uma prática com coerência, cabe ao professor saber equilibrar essas regras dentro do seu cotidiano escolar.
    Grupo: Aracy Santos, Cristiane Martins e Maria Cecília Paixão.

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